Já chegou ao Festival a americana Sloane Klevin, montadora e co-produtora de UM TÁXI PARA A ESCURIDÃO. Ela apresenta a sessão do filme nesta 3ª-feira à noite, e na 4ª estará presente ao CCJF para o debate
“Tirando as luvas: entre mortos e feridos, todos são suspeitos”.
UM TÁXI PARA A ESCURIDÃO – Melhor Documentário no Festival de Tribeca 2007 – faz parte do sólido conjunto de recentes produções que expõem o abuso do exército norte-americano nas incursões pelos países árabes pós-11 de setembro. O filme conta a história de um taxista afegão preso por militares locais que apareceu morto na Base Aérea Americana de Bagram. Meses de investigação levaram uma jornalista do New York Times até a remota casa do taxista. Lá, ela encontrou o atestado de óbito, em inglês, entregue pelo FBI à sua família, que só fala pashtu. Causa da morte: homicídio.
Entre o material que tinha para montar o filme, Sloane Klevin usou imagens gravadas pelos filhos de Saddam Hussein das execuções na prisão de Abu Ghraib (a documentação era parte integral da execução). Como co-produtora do filme, Sloane encontrou uma lei nos EUA que permitia a utilização gratuita de material da TV em documentários desde que fosse comprovado o interesse público. Com esse argumento, UM TAXI PARA A ESCURIDÃO pôde exibir imagens do presidente americano Bush e seu vice, Dick Cheney, e até do seriado 24 Horas. O nome do filme vem de uma passagem de Cheney no pós 9/11, quando disse que agora os EUA iriam partir para o “lado escuro” – ou seja, a legitimação da tortura como forma de interrogação.
Sloane Klevin trabalhou com o diretor Alex Gibney na premiada série televisiva Martin Scorsese Presents The Blues. Como montadora, ela vem de uma carreira que inclui filmes – Real Women Have Curves, Harriet the Spy e Heights, este último dirigido por Merchant Ivory e protagonizado por Glen Close – comerciais e videoclipes, como os da banda U2. Atualmente, Sloane é professora de montagem da Pós-graduação de Columbia University.
UM TÁXI PARA A ESCURIDÃO (TAXI TO THE DARK SIDE)
De Alex Gibney
(EUA, 2007)
FRONTEIRAS
Ter, 02/10 - Estação Botafogo 3 - 12h30 (EB367)
Ter, 02/10 - Estação Botafogo 3 - 19h15 (EB370) ! COM PRESENÇA DA MONTADORA !
Qua, 03/10 - C.C. Justiça Federal - 18h30 ! SEGUIDO DE DEBATE !
POR VIK BIRKBECK
segunda-feira, 1 de outubro de 2007
ILUMINANDO A ESCURIDÃO
Postado por Hugo Naidin às 16:08
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário