domingo, 23 de setembro de 2007

ALÉM DE TUDO

Adrian Belic nasceu e cresceu nos Estados Unidos, numa casa onde o pai falava servo-croata e a mãe, tcheco. Ele e o irmão, Roko, só foram aprender inglês ao entrar na escola. Aos nove anos, começou a fazer filmes com o irmão e o amigo Christopher Nolan (o mesmo do BATMAN e MEMENTO). Diz ele que, ao ver Guerra nas Estrelas com sete anos de idade, soube que o que queria na vida era fazer cinema. Adrian e Roko fizeram seu primeiro filme profissional, GENGHIS BLUES, ao terminarem o colégio. Este documentário, sobre músicos singulares de um país do qual ninguém nunca tinha ouvido falar - Tuva - nas montanhas no norte da Mongólia, correu mundo arrebatando prêmios até ser nomeado para o Oscar de Melhor Documentário em 2000. Numa das muitas exibições do filme, apareceu um médico ex-militar, Ed Artis, que começou a contar histórias tão incríveis que os irmãos marcaram uma entrevista com ele. O que era para ser uma conversa de meia-hora durou seis horas e meia. Quando finalmente o médico foi embora, os irmãos concluíram que se a metade do que ele dizia fosse verdade, teriam o próximo filme.

No dia seguinte foram procurados por Dr. James Laws, corroborando a história que viria a ser ALÉM DO DEVER. Depois do sucesso de GENGHIS BLUES, Adrian achou que fazer o segundo filme seria mais fácil, mas não era bem assim. Os primeiros dois anos foram financiados por empréstimos pessoais, enquanto Adrian correu mundo atrás dos Knightsbridge International – três ex-militares sessentões numa missão que reunia elementos de Madre Teresa de Calcutá com Indiana Jones. Ajuda humanitária sim, mas só com aventura. Dizem os três cavaleiros que eles não se metem em política, não são evangélicos e são independentes de qualquer ajuda externa. No entanto, eles aparecem no filme atravessando rios e montanhas, levando caminhões de remédios, comida e barracas para os lugares mais distantes da terra – Afeganistão, Burma, Filipinas. Diz Adrian que um dos aspectos mais interessantes de ALÉM DO DEVER é que o filme é bem recebido tanto por jovens quanto por associações de terceira idade, Rotary clube, militares ou universitários. Os militantes de esquerda se espantam ao ver ex-militares aposentados fazendo coisas que eles sonham mas nunca tiveram coragem de fazer. Nesse sentido, o filme vai criando pontes e funciona como inspiração especial para as ONGs e organizações de voluntariado.

Quem vê Adrian Belic circulando pelo Festival do Rio se encanta com o seu bigode singular, inspirado nos músicos de Genghis Blues, e nos brinquedos que traz consigo. Criança, gostava muito de brincar com os bonecos de ação inspirados nos filmes de Guerra nas Estrelas e Indiana Jones. Ao procurar algo para promover a estréia de ALÉM DO DEVER em Nova Iorque , Adrian convidou um amigo cinegrafista para criar três bonecos com as feições do Ed Artis, James Laws e Walt Ratterman, os três heróis-personagens do documentário. Aonde vai, Adrian leva os bonecos, que acharam uma casa temporária numa vitrine exposta na Tenda do Festival do Rio em Copacabana.

Adrian Belic fica no Rio até o final do Festival e se dispõe a falar sobre o seu filme para grupos ou organizações interessados.
Contato: wadirum1@aol.com

ALÉM DO DEVER (Beyond the Call)
De Adrian Belic
(EUA, 2006)
FRONTEIRAS
Seg, 24/09 - Caixa Cultural 1 - 16h30
Ter, 25/09 - Estação Botafogo 3 -12h30 (EB325)
Ter, 25/09 - Estação Botafogo 3 - 19h15 (EB328)

POR VIK BIRKBECK

Um comentário:

Anônimo disse...

Já vi vários filmes do festival e "Além do Dever" foi disparado um dos melhores. E teve o Adrien Belic no final, conversando conosco.

Deveria ser uma seleção obrigatória para a repescagem, com divulgação extra.

Belo post. Merecidíssimo.