domingo, 23 de setembro de 2007

EVO MORALES BEM DE PERTO

COCALERO é um registro minucioso dos últimos meses da campanha política de Evo Morales, período em que o candidato percorreu toda a Bolívia – sempre de jeans e tênis – angariando os votos que o transformariam no primeiro presidente indígena da história do país. O documentário também desvenda o funcionamento da organização sindical por traz de Evo, através da figura central de Leonilda Zurita, líder dos chamados “cocaleros”.
Mas este filme não é apenas sobre a recente reviravolta boliviana, e sim um retrato histórico de toda a América Latina, com suas culturas marcadas por tensão e descrença, conforme explica o diretor Alejandro Landes: “Evo é a síntese da mestiçagem da região - um índio aymará que virou sindicalista para defender o cultivo da coca ante a política norte-americana, gerando uma onda nacionalista que o levou à condição de salvador”.
Além disso, qualquer semelhança com Entreatos, de João Moreira Salles, e Peões, de Eduardo Coutinho, não será mera coincidência: Landes – que nasceu no Brasil, mas com apenas um ano mudou-se com os pais para o Equador – diz ter se inspirado fortemente nas obras dos cineastas brasileiros para realizar este que é seu primeiro filme. “O Evo é um sindicalista, como Lula; há uma parte do filme com a temática indígena, mas o coração da história é o sindicato dos plantadores de coca, o que remete a Peões. Por outro lado, COCALERO apresenta um Evo muito íntimo, muito de perto, como se pode ver em Entreatos. Quero levar o filme ao Brasil e mostrá-lo para o João e para o Coutinho”.

COCALERO
De Alejandro Landes
(EUA, 2006)
DOC LATINOS
Dom, 23/09 - Espaço de Cinema 2 - 14h45 (EC215)
Dom, 23/09 - Espaço de Cinema 2 - 21h45 (EC218)
Seg, 24/09 - Caixa Cultural 1 - 19h00
Qua, 26/09 - Caixa Cultural 1 - 16h30
Qua, 03/10 - Cine Santa - 17h00

Um comentário:

Mostra Geração disse...

Esse filme realmente vale à pena. Não só pela história da figura e da campanha de Evo Morales, mas por nos aproximar da discussão dos direitos sociais.
Ótima pedida.
Parabéns pelo blog!
Nos visitem também!
Abraços,

Laura Caldas
Equipe de Comunicação da Mostra Geração