sexta-feira, 28 de setembro de 2007

ATORES E/OU DIRETORES

O Festival do Rio não gera expectativas apenas no público. Diretores estreantes também vêem o evento como a grande oportunidade de se lançarem mundialmente. Mas quando o diretor, além de estreante, vem de uma premiada carreira como ator, a tensão fica redobrada. Neste sentido, o Festival 2007 está especialmente atraente, com os primeiros filmes dirigidos por nomes conhecidos como o argentino Ricardo Darín e o mexicano Gael García Bernal. E ambos ainda estão presentes como atores de outras produções, para a alegria dos fans – e trabalho da crítica.

Darín – Kamchatka, Nove Rainhas, O filho da noiva – está no Festival como ator de XXY (ver post) e de LA SEÑAL (acima), filme em que faz sua estréia na direção. A situação de Gael – Babel, Diários de Motocicleta, Má educação – é bem parecida: estrelando SONHANDO ACORDADO (Michel Gondry, 2006), aparece também em DÉFICIT (abaixo) como ator e diretor.

Conterrâneo de Gael – e seu companheiro no filme E sua mãe também (Alfonso Cuarón, 2001) – Diego Luna é um caso especialíssimo dentro do Festival do Rio. Ele estará presente à exibição de seu primeiro trabalho como diretor, o documentário J.C. CHÁVEZ (dia 01/10, às 19h15, no Espaço de Cinema 2. Aguarde mais detalhes aqui!), mas vem ao Rio também como ator de dois filmes – MISTER LONELY (Harmony Korine, 2006) e O BÚFALO DA NOITE (Jorge Hernandez Aldana, 2007) – e produtor de COCHOCHI (Laura Amelia Guzmán e Israel Cárdenas, 2006). Com apenas 27 anos, Diego Luna parece ter escolhido o Festival do Rio para despontar como grande realizador dentro novo cinema latino-americano.

Nenhum comentário: