quinta-feira, 27 de setembro de 2007

PAIXÃO POR HAITI

Primeiro país do novo mundo a se libertar do jugo da escravidão, ainda no século dezoito, sob o comando do líder revolucionário Toussaint l’Ouverture, o Haiti suscita uma paixão eterna nos seus filhos espalhados pelo mundo.
No início de HAITI QUERIDO, vemos um casal ainda adolescente sendo impedido pelo feitor da plantação de cana a sair do trabalho para enterrar o seu bebê. A escravidão continua, embora com outro nome. Mas não estamos em Haiti, e sim na vizinha República Dominicana, onde existe uma imensa colônia de trabalhadores haitianos, os mais pobres dos pobres, que, além do trabalho semi-escravo, ainda sofrem discriminação por serem estrangeiros.
Quando um jovem feitor tenta estuprar a belíssima Madeleine, que está tomando banho num açude, o marido Jean-Baptiste vem à sua ajuda dando um golpe fatal no homem. Eles são obrigados a fugir para não serem mortos. Clandestinos, sem documentos, Madeleine só tem um sonho: voltar ao Haiti.
O filme tem um naturalismo que parece documentário, os atores quase todos jovens, com a sensualidade à flor da pele. Vale a pena conferir.

HAITI QUERIDO (HAÏTI CHÉRIE)
De Claudio Del Punta
(Itália, 2007)
EXPECTATIVA
Qui, 27/09 - Espaço de Cinema 3 - 12h00 (EC343)
Qui, 27/09 - Espaço de Cinema 3 - 20h00 (EC347)
Sex, 28/09 - Est Barra Point 1 - 14h15 (BP129)
Sex, 28/09 - Est Barra Point 1 - 18h45 (BP131)

POR VIK BIRKBECK

Nenhum comentário: