sexta-feira, 28 de setembro de 2007

OS ÓRFÃOS DA ÁFRICA

Filhos de pais vítimas da AIDS ou dos combates fratricidas e étnicos, milhares de crianças africanas têm de enfrentar o futuro sozinhas. Por isso, e principalmente desde a guerra de Rwanda, muitos cineastas têm se dedicado aos males do continente. Com o objetivo de retratar os órfãos que utilizam a sua cultura para superar a tristeza, as Mostras Fronteiras e Dox, trazem, respectivamente, um longa de ficção e um documentário.

EZRA, O MENINO SOLDADO
De Newton I. Aduaka
(França, 2007)
FRONTEIRAS
Seg, 01/10 - Estação Botafogo 3 - 12h30 (EB361)
Seg, 01/10 - Estação Botafogo 3 - 19h15 (EB364)
Ter, 02/10 - Est Barra Point 1 - 16h30 (BP146)
Ter, 02/10 - Est Barra Point 1 - 21h00 (BP148)


No terceiro longa-metragem do jovem cineasta nigeriano Newton Aduaka, o personagem título é um adolescente sierra-leonense que deve enfrentar os pesadelos do seu passado como menino soldado. Os comandantes das forças rebeldes costumavam drogar as crianças raptadas, para induzi-las a cometer as piores atrocidades. Aduaka retrata a mente fraturada do jovem ex-combatente através de flashbacks alucinantes enquanto ele busca a verdade diante de uma Comissão de Reconciliação. O filme foi o grande vencedor do último Fespaco – Festival Pan-africano de Ouagadougou – e selecionado para a Quinzena de Cannes.

ESTAMOS TODOS JUNTOS (WE ARE TOGETHER)

De Paul Taylor
(RU, 2006)
DOX
Sex, 28/09 - Cine Glória (Memorial GV) - 19h00
Seg, 01/10 - Estação Botafogo 3 - 14h45 (EB362)
Seg, 01/10 - Estação Botafogo 3 - 21h15 (EB365)

A menina Slindile, da África do Sul, apesar de ter perdido os pais e estar em vias de perder o primogênito da família devido ao flagelo da AIDS, anima seus irmãos menores com uma imbatível alegria e o seu canto cristalino. Com o apoio de músicos profissionais, o coral do orfanato que freqüenta consegue gravar um cd, atraindo a atenção de ONG’s internacionais.



POR VIK BIRKBECK

2 comentários:

Anônimo disse...

...please where can I buy a unicorn?

Anônimo disse...

Oi,
Têm de ver o novo filme português "Quinze Pontos na Alma" de Vicente Alves do Ó, esteve no Festival do Rio. Está super bacano, é uma história brutal sobre uma mulher que beija um desconhecido e toda a vida dela passa a girar em torno desse sonho. Conta com a participação de actores excelentes!
Muito bacano mesmo e aconselho toda a gente a ver!