quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Como está o SEU peixe hoje?

No dia 25 de janeiro deste ano, meu vôo Rio-Paris atrasou, perdi minha conexão Paris-Amsterdam e tive que esperar a próxima. Impaciente no CDG, reli todo o material que eu havia impresso sobre o Festival de Rotterdam e minha atenção se voltou para o filme curiosamente intitulado de HOW IS YOUR FISH TODAY?. Era o primeiro longa da chinesa Xiaolu Guo, que tinha, além desse filme em competição, um novo projeto em desenvolvimento.

Duas horas depois, consegui minha conexão e ao pisar no aeroporto de Amsterdam, fui correndo para a Estação de trens pegar um para Rotterdam. Finalmente cheguei à cidade. Estava exausta, fazia quase 24 horas que eu havia saído do Brasil e, pior, tinha quer ir diretamente para a sede do Festival porque ficaria hospedada com uma amiga holandesa que estava trabalhando no Receptivo de lá. Ao entrar no De Doelen, fui em busca da minha credencial e da minha amiga. Ela havia saído com o júri. Vontade de chorar. Deixei minha mala com suas colegas e, recobrando a euforia, desci para a fila de retirada de ingressos.

O filme de Xiaolu Guo passava naquele mesmo dia um pouco mais tarde, seguido de outro que eu queria muito assistir e já estava marcado desde o Rio. Exausta, consegui finalmente encontrar minha amiga e segui para o hotel. Meia-hora depois, eu já estava pronta e rumei para a minha primeira sessão: DEBAIXO DO GELO A ÁGUA É QUENTE (HOW IS YOUR FISH TODAY?).

Recusei o convite para a cervejinha com amigos, segurei meu jet lag, meu sono, meu cansaço. Valeu a pena! Muito! No filme, três realidades diferentes interagem, levando a um final absolutamente inusitado. As fronteiras entre documentário e ficção são ultrapassadas. O roteiro escrito por Xiaolu Guo e Hui Rao (ambos atuam no filme) é formidável, para além do criativo. É com muito prazer que recomendo que vocês assistam e partilhem dessa adorável experiência.


DEBAIXO DO GELO A ÁGUA É QUENTE (HOW IS YOUR FISH TODAY?)
De Guo Xiaolu
(China, 2006)
EXPECTATIVA
Qui, 27/09 - Espaço de Cinema 1 - 12h15 (EC140)
Qui, 27/09 - Espaço de Cinema 2 - 17h00 (EC240)
Dom, 30/09 - Cine Glória (Memorial GV) - 15h30
Dom, 30/09 - Cine Glória (Memorial GV) - 21h00

POR TATIANA LEITE

Nenhum comentário: