quarta-feira, 26 de setembro de 2007

UM CHE PARA CHAMAR DE SEU

Muitos filmes já tentaram desvendar a verdade por trás do mito de Che Guevara. Este documentário, ao contrário, pretende explorar o mito por trás da verdade. No momento em que se lembram os 40 anos de morte do revolucionário argentino, PERSONAL CHE mostra como ele permanece vivo, e de certo modo atuante. Para realizar as entrevistas, a dupla de diretores – o brasileiro Douglas Duarte e a colombiana Adriana Mariño, que se conheceram num fórum de documentaristas na internet – visitou nada menos que doze países nos quatro cantos do mundo.

O filme traz inúmeros personagens para os quais a História parece ter pouca importância diante do desejo de ver o ídolo sob uma lente pessoal. É o caso de um deputado em Hong Kong que usa Che para lutar contra os comunistas chineses; um camponês boliviano que reza para San Che o ajudar a conseguir trabalho na Espanha; um nazista na Alemanha que o idolatra; uma ópera- rock no Líbano sobre sua vida; um cubano exilado que o considera um terrorista; entre outros. “É o tema menos original que existe; não escolhemos o tema, mas a abordagem. Decidimos fugir das coisas que um documentário tradicional teria; não temos imagens de arquivo dele vivo nem narração. Mais importante: no filme não há ninguém que tenha conhecido o Che. Deixamos os fatos pra lá e fomos atrás de invenções sobre ele” – explica o diretor.


Douglas Duarte e Adriana Mariño vêm ao Festival para a estréia do filme nesta quarta-feira, que será seguida pelo debate
ENTRE A UTOPIA E A REALIDADE: AS VEIAS FUTURAS DA AMÉRICA LATINA.
Além da dupla de diretores, o evento contará com a presença de Carlos Alberto Mattos, crítico de cinema do jornal O Globo.

PERSONAL CHE
De Douglas Duarte e Adriana Marino
(Colômbia, 2007)
DOC LATINO
Qua, 26/09 - C.C. Justiça Federal - 18h30 ! SEGUIDO DE DEBATE COM OS DIRETORES !
Qui, 27/09 - Cine Glória (Memorial GV) - 17h15
Sex, 28/09 - Espaço de Cinema 2 - 14h00 (EC245)
Sex, 28/09 - Espaço de Cinema 2 - 21h00 (EC248)

Nenhum comentário: