quinta-feira, 20 de setembro de 2007

CUBA LIVRE

O diretor cubano Fernando Pérez é uma figura particular dentro do cinema daquele país. Tendo começado como telegrafista do jornal diário do ICAIC (Instituto Cubano de Arte e Indústria cinematográfica), ele hoje ostenta rara liberdade para filmar praticamente tudo o que quer dentro da Ilha. E embora lance mão deste privilégio, mostrando-se crítico em relação ao regime comunista, o diretor também deixa transparecer em sua obra a afetuosidade e o saudosismo que sente pelo país – e pelos ideais – que nunca abandonou.
Foi assim com Suite Havana – premiado em San Sebastián, Havana e Gramado em 2003 –, que antecede a Madrigal. Porém, neste novo filme, as linhas temática e, principalmente, formal parecem ter sofrido certo rompimento, segundo o próprio diretor. “Se o público vinha de uma expectativa cômoda, esperando uma seqüência, Madrigal será no mínimo desconcertante, porque é totalmente oposto a Suite Havana, indo muito além na busca que sempre fiz por uma linguagem deliberadamente artificia” – diz Pérez, referindo-se a filmes mais antigos como Madagascar, de 1998, e Viver é assobiar, de 1994.
Madrigal é dedicado ao diretor francês René Clair, cujo filme As grandes manobras (1955) foi de grande importância para Pérez. “Uma vez li que Clair teve de mudar o final de seu filme porque os produtores acharam que o público não iria gostar. Então a idéia por trás de Madrigal foi recriar uma trama bastante similar à de As grandes manobras, mas com o final original de Clair” – explica o cubano.
Para um diretor que consegue trabalhar mesmo sob uma ditadura, o fato de um colega ter tido o filme censurado parece especialmente ultrajante. “Tanto no cinema como na vida, meu princípio é não seguir um só caminho; transito por zonas às vezes inseguras, com o afã de ser original. Quem é o (protagonista do filme) Javier e qual o seu objetivo ao transformar tudo em literatura? Acho que Madrigal fala de algo comum a muitos criadores, que fazem da própria vida fonte de inspiração”.

2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

O Suite Havana eu gostei muinto, esse também está promentendo ser muinto bom, vou ter que ir vêr...