terça-feira, 18 de setembro de 2007

A LENTE NEGRA DE STANLEY NELSON

A Mostra Stanley Nelson presta uma homenagem a este americano que, aos 52 anos, é um dos maiores nomes do documentário em atividade no mundo. Como diretor e produtor, seus filmes já conquistaram praticamente todos os prêmios da categoria, com destaque para O assassinato de Emmett Till, de 2003, que lhe valeu, entre outros, o Prêmio George Foster Peabody, maior honraria do jornalismo televisivo. Em 2004, Nelson ainda ganharia o Prêmio CINE Leadership, pelo conjunto da obra. Ao lado da esposa – Marcia Smith, roteirista da maioria de seus filmes –, ele é co-fundador da Firelight Media, em Nova York, organização sem fins lucrativos dedicada ao registro de pessoas, lugares e culturas que não são representados pela grande mídia.

Stanley vem ao Festival para a exibição de A imprensa negra americana: um combate sem tréguas, que será seguida pelo debate:
A IMAGEM NO ESPELHO: A IMPRENSA NEGRA E O NEGRO NA IMPRENSA
Além do diretor do filme, o evento contará com a presença de:
– Angélica Basthi, membro da COJIRA - Comissão de Jornalistas para Igualdade Racial do Sindicato dos Jornalistas do RJ e Assessora de Imprensa da ONG Justiça Global;
– Julio Tavares, professor de Pós-graduação em Antropologia da UFF.
SEX, 28/09 – 18H30 – C.C. JUSTIÇA FEDERAL

Nenhum comentário: