segunda-feira, 24 de setembro de 2007

ALEX, M ou F?

Este é um filme tão especial quando o seu personagem principal: Alex é hermafrodita. Os pais optam por não realizar a cirurgia de mudança de sexo, mas administram hormônios para evitar o aparecimento de características masculinas na criança. A família vive isolada em meio a dunas, até que recebe a visita de um casal de amigos, trazendo com eles o filho, Alvaro – adolescente como Alex.

Primeiro longa-metragem da portenha Lucía Puenzo - que estará presente à sessão desta quarta-feira -, “XXY” recebeu o Prêmio da Crítica no último Festival de Cannes. Para a diretora, o que difere seu filme de outros que já abordaram esse tema é a empatia que a câmera demonstra por Alex. “O personagem não é visto como um freak, porque o filme foge da morbidez o tempo todo. Não caí na tentação de mostrar a deformidade nem na cena de sexo entre Alex e Alvaro; queria representar dois jovens sendo surpreendidos, mas não uma anormalidade. Uma coisa é o público conhecer o personagem, outra é mostrar a sua genitália” – diz Lucía.

Apesar das várias questões propositadamente deixadas em aberto pela diretora, uma ganha resposta intrigante ao final do filme: entre ser homem ou mulher, Alex se liberta da necessidade de escolher.

XXY
De Lucía Puenzo
(Argentina, 2007)
MUNDO GAY
Ter, 25/09 - Est Barra Point 1 - 21h00 (BP120)
Qua, 26/09 - Palacio 2 - 14h00 (PL221)
Qua, 26/09 - Palacio 2 - 20h00 (PL223) ! COM A PRESENÇA DA DIRETORA !
Sex, 28/09 - Estação Botafogo 1 - 23h59 (EB156)

Nenhum comentário: