COCALERO é um registro minucioso dos últimos meses da campanha política de Evo Morales, período em que o candidato percorreu toda a Bolívia – sempre de jeans e tênis – angariando os votos que o transformariam no primeiro presidente indígena da história do país. O documentário também desvenda o funcionamento da organização sindical por traz de Evo, através da figura central de Leonilda Zurita, líder dos chamados “cocaleros”.
Mas este filme não é apenas sobre a recente reviravolta boliviana, e sim um retrato histórico de toda a América Latina, com suas culturas marcadas por tensão e descrença, conforme explica o diretor Alejandro Landes: “Evo é a síntese da mestiçagem da região - um índio aymará que virou sindicalista para defender o cultivo da coca ante a política norte-americana, gerando uma onda nacionalista que o levou à condição de salvador”.
Além disso, qualquer semelhança com Entreatos, de João Moreira Salles, e Peões, de Eduardo Coutinho, não será mera coincidência: Landes – que nasceu no Brasil, mas com apenas um ano mudou-se com os pais para o Equador – diz ter se inspirado fortemente nas obras dos cineastas brasileiros para realizar este que é seu primeiro filme. “O Evo é um sindicalista, como Lula; há uma parte do filme com a temática indígena, mas o coração da história é o sindicato dos plantadores de coca, o que remete a Peões. Por outro lado, COCALERO apresenta um Evo muito íntimo, muito de perto, como se pode ver em Entreatos. Quero levar o filme ao Brasil e mostrá-lo para o João e para o Coutinho”.
COCALERO
De Alejandro Landes
(EUA, 2006)
DOC LATINOS
Dom, 23/09 - Espaço de Cinema 2 - 14h45 (EC215)
Dom, 23/09 - Espaço de Cinema 2 - 21h45 (EC218)
Seg, 24/09 - Caixa Cultural 1 - 19h00
Qua, 26/09 - Caixa Cultural 1 - 16h30
Qua, 03/10 - Cine Santa - 17h00
domingo, 23 de setembro de 2007
EVO MORALES BEM DE PERTO
Postado por Hugo Naidin às 10:48
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Esse filme realmente vale à pena. Não só pela história da figura e da campanha de Evo Morales, mas por nos aproximar da discussão dos direitos sociais.
Ótima pedida.
Parabéns pelo blog!
Nos visitem também!
Abraços,
Laura Caldas
Equipe de Comunicação da Mostra Geração
Postar um comentário